Quais os melhores exames de fertilidade masculina?
Você já se perguntou quais exames um homem deve fazer para avaliar sua fertilidade? Saiba quais são agora, neste artigo.
Com o avanço dos estudos da medicina reprodutiva, a fertilidade passou a ser um assunto muito discutido.
As questões relacionadas à fertilidade dos homens são bem diversas, assim como ocorre com as mulheres. Os principais fatores que influenciam a infertilidade masculina incluem condições genéticas, alterações hormonais, infecções, obstrução ou ausência do canal por onde são transportados os espermatozoides, as cirurgias de vasectomia e varicocele. O paciente deve ser avaliado pelo médico e orientado a realizar os exames corretos para avaliar a sua saúde reprodutiva. A seguir, vamos esclarecer quais são estes exames e quando eles devem ser realizados.
O que é fertilidade masculina?
A fertilidade é a capacidade de uma pessoa em conseguir ter filhos de maneira natural, através de relações sexuais. Nos homens, a fertilidade está diretamente relacionada à produção de espermatozoides. Esta produção dos gametas se inicia por volta dos 12 - 13 anos, quando ocorrem mudanças hormonais no início da puberdade e vai até os 18 anos com o amadurecimento do aparelho reprodutor masculino.
A infertilidade, segundo a Organização Mundial da Saúde, é a ausência de gravidez após 12 meses de tentativas com relação sexual sem contraceptivo. Estima-se que ela acometa cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva. A infertilidade masculina pode ser causada pela ausência de espermatozoides no ejaculado, alterações na produção e forma dos espermatozoides, infecções, alterações genéticas, entre outros. Na maioria dos casos, o paciente não percebe qualquer sintoma, buscando ajuda médica apenas quando está tentando ter filhos, sem obter sucesso.
Quando um homem é considerado estéril?
A esterilidade é uma condição em que o paciente não produz espermatozoides e as chances para que uma gravidez aconteça de forma natural se torna inexistente.
Quais são os exames indicados para avaliar a fertilidade masculina?
Os exames indicados para avaliar a saúde reprodutiva dos homens são descritos abaixo:
- Espermograma: O espermograma é o principal exame solicitado pelos médicos. Ele tem como objetivo, avaliar as condições do aparelho reprodutor masculino com análise da quantidade e qualidade dos espermatozoides.
- Índice de fragmentação do DNA espermático: o IFDNA espermático é realizado para avaliar a integridade do material genético dos gametas masculinos, identificando a porcentagem dos espermatozoides que possuem o DNA fragmentado. Altos índices de espermatozoides com o DNA fragmentado está diretamente relacionado com abortos de repetição, baixa qualidade dos embriões formados, entre outros.
- Espermocultura: a espermocultura é realizada para identificar presença de bactérias na amostra seminal.
- Avaliação hormonal: dosagens hormonais podem ser realizados, para avaliar as concentrações de hormônios como a testosterona, o FSH, LH, testosterona, os quais atuam na regulação da produção dos espermatozoides.
- Pesquisa de espermatozoides na urina: realizado quando se tem a suspeita de ejaculação retrógrada, caracterizada pelo retorno do sêmen para a bexiga ao invés da saída pelo canal da uretra.
- Dosagem de frutose no sêmen: a frutose é um componente muito importante para que os espermatozoides tenham energia para uma boa motilidade, devendo ser dosada avaliar se está em concentrações normais no sêmen.
- FISH para espermatozoides: A análise FISH no sêmen nos permitem determinar os níveis de espermatozoides com cromossomo anormal.
- Ultrassom testicular: feito para avaliar as estruturas dos testículos, auxiliando no diagnóstico de malformações, obstruções ou varicocele.
Quando há a indicação da realização de exames para avaliar a fertilidade masculina?
Quando um paciente busca ajuda médica relatando problemas em conseguir ter um bebê com sua parceira, o médico irá avaliar primeiramente através de um exame físico se há a presença de sinais sugestivos de alguma patologia que possa causar infertilidade, como por exemplo a varicocele. Os exames de análise seminal e hormonais serão solicitados para definir condutas de tratamento para o casal.
De modo geral, qualquer paciente que esteja apresentando insucesso nas tentativas de ter um bebê por um tempo maior do que 12 meses (1 ano), mesmo mantendo relações sexuais frequentes com a parceira, sem o uso de preservtivos ou qualquer outro método de prevenção à gravidez, pode buscar ajuda com especialista para realizar exames de investigação da fertilidade.
Conclusão:
Existem diversos exames disponíveis para a investigação da infertilidade em homens. O direcionamento de tratamento é individual, levando-se em consideração o histórico e relatos do paciente. O importante é que estes exames sejam realizados em um local de referência e que seja confiável.
Entre em contato com o LAB e agende já seus exames!
Tags: Fertilidade Masculina, Azoospermia