Espermograma em Laboratório: agendamento e orientações antes da coleta
Recebeu indicação para realizar o exame de espermograma mas não sabe como ele funciona? Entenda agora como é feito e quais os principais cuidados a serem tomados.
A infertilidade é uma doença que acomete aproximadamente 15% dos casais em idade reprodutiva, segundo informação da Organização Mundial da Saúde. Entretanto, com os avanços da medicina reprodutiva, novas técnicas laboratoriais e exames contribuem para o diagnóstico correto e auxiliam o médico a direcionar o melhor tratamento para o casal.
O espermograma é um dos exames para o diagnóstico para a infertilidade masculina, sendo um dos mais conhecidos por possibilitar a análise de diversos aspectos do sêmen do paciente. Vamos agora entender melhor como ele é feito e quais cuidados devem ser tomados antes da realização da coleta seminal.
Sumário:
- O que é espermograma e como é realizado?
- Quais cuidados devem ser tomados antes da coleta?
- Quando o espermograma indica uma infertilidade?
- Como agendar este exame?
- Conclusão.
O que é espermograma e como é realizado?
O espermograma é um exame que avalia a qualidade seminal. Análises macroscópicas e microscópicas permitem obter informações importantes para o diagnóstico, o que consequentemente irá auxiliar no direcionamento para o tratamento mais adequado.
Dentre as análises macroscópicas realizadas, as principais são: observação da cor, pH, viscosidade, volume e coagulação. Já as microscópicas, analisam aspectos que envolvem diretamente os espermatozoides, como a concentração total destes na amostra, a motilidade, vitalidade e morfologia espermáticas, seguindo os critérios de análise do Manual para análise e processamento de sêmen humano da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A coleta da amostra deverá ser feita preferencialmente em ambiente laboratorial, com orientações claras e seguras fornecidas pela equipe. Em casos raros e com indicação médica, a coleta poderá ser domiciliar, obedecendo alguns critérios. Importante ressaltar que as orientações sejam seguidas criteriosamente, evitando assim interferências nos resultados.
Quais cuidados devem ser tomados antes da coleta de sêmen?
Antes de comparecer ao laboratório para a coleta do sêmen, o paciente será orientado a permanecer em abstinência sexual e/ou ejaculatória por um período mínimo de 2 dias, não podendo exceder 5 dias. Em alguns casos, o paciente pode ser orientado pelo médico a colher a amostra após ejaculações seriadas, ou seja, com um curto espaço de tempo entre uma coleta e outra.
Já no laboratório, o paciente deverá seguir as instruções quanto à higiene íntima, não podendo utilizar lubrificantes durante a coleta. Todo o conteúdo seminal que for ejaculado deve ser coletado, em um recipiente estéril fornecido pelo laboratório. Deve-se ter muito cuidado para que não tenha perda de amostra no momento da coleta, pois pode interferir diretamente na análise.
Quando o espermograma indica problemas de fertilidade?
A interpretação dos resultados do espermograma deve ser feita por um médico especialista, com muita cautela. A seguir, listamos os principais parâmetros macroscópicos analisados:
- pH: deve estar em torno de 7,2 a 8,0. Valores muito divergentes, principalmente indicando acidez, sugerem a presença de problemas relacionados à próstata.
- Volume: a quantidade ejaculada deve ser, em média, maior que 1,5ml. Valores menores indicam que o paciente está com um volume seminal baixo, o que chamamos de hipospermia.
- Cor: deve ser branco opalescente. Colorações diferentes como amareladas ou avermelhadas, podem sugerir a presença de infecções ou outras patologias.
- Viscosidade: será avaliada por meio do gotejamento da amostra, que deverá formar filamentos de tamanho inferior a 2 centímetros.
- Morfologia: existem diversos tipos de possíveis alterações mas, de modo geral, os espermatozoides apresentando morfologia ideal, dentro dos parâmetros de Kruger, devem representar mais do que 4% do total presente na amostra.
- Motilidade: os espermatozoides devem apresentar movimentos em linha reta, que chamamos de progressivos, sendo eles rápidos ou lentos. Estes devem estar presentes numa concentração acima de 32%.
- Vitalidade: motilidade espermática abaixo de 40%, se faz necessário o teste de vitalidade para quantificar a porcentagem de espermatozoides imóveis vivos na amostra.
- Concentração espermática: a quantidade considerada ideal de espermatozoides no volume total ejaculado deve ser igual ou superior a 39 milhões.
- Presença de leucócitos: caso seja identificado presença de leucócitos acima de 1 milhão/ml, deve-se realizar a investigação de infecções e inflamações do trato reprodutor.
Como agendar este exame?
O espermograma deve ser realizado em um laboratório especializado em saúde reprodutiva masculina. Nós do LAB Saúde Reprodutiva contamos com uma equipe de profissionais capacitados e especializados na área, buscando sempre executar nosso trabalho com qualidade, prezando por um ambiente discreto e seguro. Acesse nosso site, você terá acesso ao nosso telefone, ou envie seus dados e entraremos em contato em até 24h.
Conclusão:
O espermograma é o primeiro exame solicitado pelo médico para o diagnóstico da infertilidade masculina, sendo capaz de detectar alterações seminais. Os cuidados e orientações fornecidas pela equipe do laboratório são muito importantes para a confiabilidade dos resultados.
Está procurando um laboratório especializado em análise seminal? Conte com a nossa equipe e agende já espermograma!
Tags: Espermograma, Sêmen, Fertilidade