Exame de Espermograma: Da coleta aos resultados
Entenda como é realizado o exame de espermograma completo, desde a coleta da amostra até a entrega dos resultados precisos e confiáveis.
O espermograma é um exame que avalia a qualidade e a quantidade dos espermatozoides presentes no sêmen. É um exame fundamental para avaliar a fertilidade masculina e detectar possíveis problemas na produção de espermatozoides.
O objetivo deste texto é fornecer um guia de todo o processo desde a cometa até a entrega dos resultados ao paciente.
Sumário:
- Como deve ser a preparação para o exame de espermograma?
- Como é a coleta do espermograma?
- Como é feita a análise do espermograma?
- Conclusão
Como deve ser a preparação para o exame de espermograma?
Antes de realizar o exame de espermograma, é importante seguir algumas orientações para garantir resultados precisos.
A abstinência sexual é uma das orientações mais importantes para o exame de espermograma. É recomendado que o homem não tenha relações sexuais, masturbação ou ejaculação por um período de 2 a 5 dias antes do exame, para garantir uma amostra viável para a análise.
Deve-se evitar o uso de bebida alcoólica em excesso nas 24 horas que antecedem o exame.
No dia da coleta, será fornecido ao paciente o kit de higiene íntima e frasco estéril para o exame.
Não esqueça de levar seu documento de identificação e pedido médico.
Como é a coleta do espermograma?
A coleta da amostra de sêmen para o espermograma é feita por meio da masturbação em um recipiente estéril fornecido pelo laboratório. Em alguns casos, quando a masturbação não é possível, pode ser realizada a coleta por meio de relações sexuais com o uso de preservativo especial fornecido pelo laboratório.
A coleta da amostra de sêmen deve ser realizada no próprio laboratório para garantir a integridade e a precisão dos resultados.
Sabemos que para alguns pacientes, a coleta da amostra pode causar alguns desconfortos e constrangimentos, e por isso, escolha um laboratório especializado para seu exame. Lembre-se de que a coleta é uma etapa fundamental para se ter resultados precisos e confiáveis.
Caso a coleta do sêmen não possa ser realizada no laboratório por algum motivo, é preciso garantir a integridade da amostra de sêmen durante o transporte e a recomendação é de manter a amostra próxima ao corpo durante o trajeto e o tempo não poderá exceder 40 minutos. Reforçamos que para fazer a coleta domiciliar, é necessário ter a recomendação médica descrita no pedido do exame.
Como é feita a análise do espermograma?
A análise do espermograma é feita por uma biomédica ou bióloga especialista em reprodução humana. As etapas incluem: registrar o volume, tempo de liquefação, pH, viscosidade da amostra, e a avaliação de parâmetros como a quantidade, motilidade e morfologia dos espermatozoides.
A interpretação dos resultados do espermograma é baseada em valores de referência estabelecidos pelo Manual de Análise e Processamento de Sêmen da Organização Mundial da Saúde (OMS). O médico responsável pela solicitação do exame deve interpretar os resultados e orientar o paciente quanto ao tratamento, se for necessário.
As possíveis alterações nos resultados do espermograma podem ser causadas por vários fatores, como infecções, traumas testiculares, doenças como o câncer de testiculo e o uso de medicamentos e hormônios que afetam a produção de espermatozoides. Além disso, o tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade também podem afetar diretamente a fertilidade.
Conclusão:
O espermograma é um exame fundamental para avaliar a saúde reprodutiva e fornecer informações valiosas sobre a fertilidade masculina.
A interpretação do resultado deverá ser feita por um médico especialista, seja urologista, andrologista ou ginecologista da esposa para que o paciente tenha um direcionamento adequado no tratamento caso tenha alterações na análise seminal.
Se você precisa realizar um exame de espermograma, entre em contato com o Lab Saúde Reprodutiva e agende seu horário!
Tags: Infográfico, Exame de Espermograma